A carregar a sua página...
Estamos a procurar o carro ideal para si

Blog

Do Gerês ao Alentejo, descubra um Portugal coberto de neve com a CARFAST!

Ao contrário de vários países do norte da Europa, o inverno em Portugal não é muito rigoroso, o que permite algumas escapadinhas durante esta altura do ano.

A equipa CARFAST convida-o a visitar alguns desses locais de Portugal Continental onde é possível apreciar belas paisagens em tons de branco, de norte a sul do país.

Pitões das Júnias
PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS

Comecemos a norte, no concelho de Montalegre, mais concretamente em Pitões das Júnias, essa aldeia de nome peculiar! Localizada em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, esta aldeia transmontana mantém a sua identidade, preservando as suas lendas, tradições e História.

As montanhas de Pitões das Júnias trazem alguma melancolia, fruto do bucolismo, do silêncio e paz absoluta que por lá se sentem. Mas desengane-se se pensa que esta é terra de gente “calma”. Sobretudo na altura do Entrudo, não falta quem cante e dance as Rodas de Pitões, ao som das concertinas e à volta da merenda.

Para além de um passeio pelas ruas desta aldeia, sugerimos ainda – esteja atento(a) aos horários! – a visita a Corte do Boi, um polo do Ecomuseu de Barroso onde são abordados temas como a pastorícia, a vezeira, a tecelagem, a agricultura de montanha, os modos de produção local, o património etnográfico ou o lobo ibérico. A visita pode ser alargada ao Mosteiro de Santa Maria das Júnias – onde a Serra do Gerês e o planalto da Mourela se encontram – e ao Miradouro da Cascata (não se esqueça de levar um “casaquinho”, depois não diga que não avisamos!).

A cerca de 20km desta aldeia, encontra-se o centro de Montalegre, onde já habitaram Lusitanos, Celtas, Visigodos, Suevos e Romanos. Se percorrer a caraterística Rua Direita, além de poder observar as construções graníticas tão típicas desta zona do país, encontrará o Castelo de Montalegre, construído entre os séculos XIII e XIV.

Já lhe falámos do Ecomuseu de Barroso. Também em Montalegre existe um dos seus polos, o Espaço Padre Fontes, um local que procura valorizar a memória coletiva, o património natural, cultural e etnográfico da região. E já que anda pelo centro da vila, não pode deixar de provar uma (ou mais!) destas iguarias: presunto, Cozido à Barrosão ou Posta Barrosã.

E como não resistimos a sugerir um bom miradouro, propomos-lhe uma visita ao Miradouro da Corujeira antes de partir para “outras bandas”.

Castelo de Montalegre
PARQUE NATURAL DA SERRA DA ESTRELA

Situada numa das encostas do Parque Natural da Serra da Estrela, a cidade mais alta de Portugal, Guarda, é também conhecida pelos seus rigorosos invernos. Situada em terreno acidentado da Beira Alta, a Guarda é conhecida como a cidade dos cinco F: fria, forte, farta, fiel e formosa. “Fria” já percebemos porquê! “Forte” porque, pela sua altitude, era conhecida como “escudo da Estrela”. “Farta” devido à fertilidade do vale do Mondego. “Fiel” porque Álvaro Gil Cabral recusou entregar as chaves da cidade ao rei de Castela. “Formosa”, claro, pela sua beleza que o convidamos a descobrir!

Para melhor conhecer a cidade, sugerimos-lhe a visita à Sé da Guarda, ao Museu Regional da Guarda e ao Parque da Cidade, um pequeno percurso que o pode ajudar a escolher um dos restaurantes onde pode experimentar as conhecidas iguarias guardenses, ideais para quem precisa de aquecer: caldo de grão, sopa de castanha, bacalhau assado à lagareiro ou cabrito assado em forno de lenha, entre outros.

Sé da Guarda
Vale Glaciar do Zêzere
Covão d'Ametade

Descendo a Guarda rumo à Covilhã não podemos deixar de sugerir um conjunto de locais de cortar a respiração. O primeiro é o Vale Glaciar do Zêzere, um dos maiores da Europa com os seus 13km de extensão e o seu formato em “U”.  Situado em Manteigas, em plena Serra da Estrela, ostenta inúmeras riquezas geológicas e mostra-nos alguns vestígios da última época glaciar, há milhares de anos.

Um dos paraísos escondidos neste Vale Glaciar junto ao rio Zêzere é o Covão da Ametade, uma antiga lagoa de beleza incomparável.

E porque já que chegamos até aqui, impõe-se uma visita ao ponto mais alto de Portugal Continental. Com uma altitude máxima de 1993 metros junto à Torre, a Serra da Estrela é detentora de uma beleza inigualável e onde é possível apreciar o silêncio das alturas e a comunhão com a natureza. Volte no verão, muna-se do mapa da região e explore as rotas existentes em segurança. Os seus pulmões agradecerão tanto ar puro!

Torre da Serra da Estrela
Loriga

Já que chegou até aqui, talvez valha a pena fazer um pequeno desvio até Loriga, aquela que é considerada “a Suíça portuguesa na Serra da Estrela”, designação que é justificada pelas suas paisagens e localização geográfica. À sua volta erguem-se várias montanhas (Penha dos Abutres e Penha do Gato) e não faltam cursos de água como a Ribeira de Loriga e a Ribeira de São Bento, pelo que consideramos que ver estes socalcos cobertos de neve merecerá o desvio!

Queremos levá-lo(a) até Penhas da Saúde, mas não resistimos a uma paragem na Albufeira da Barragem do Covão de Ferro, no concelho da Covilhã. Daqueles locais de Portugal que, depois de vistos em fotografia, é impossível não querer conhecer!

Albufeira da Barragem de Covão do Ferro
Penhas da Saúde

Voltando a Penhas da Saúde, saiba que esta é uma aldeia protegida em pleno coração da Serra da Estrela. O seu encanto, contudo, não se esgota neste manto branco e na estância de esqui. Para além da gastronomia – o famoso Queijo da Serra da Estrela, o arroz de carqueja ou o requeijão doce com abóbora –, Penhas da Saúde permite, a partir de meados de abril, desfrutar de passeios de BTT ou de uma simples pausa para contemplar.

Chegamos então à Covilhã, a chamada “cidade de montanha”, com vários funiculares e elevadores de utilização gratuita. A equipa CARFAST sugere-lhe a visita ao Museu de Lanifícios, ao Miradouro Portas do Sol, ao Jardim do Lago, ao Jardim das Artes, e depois faça-se à estrada e visite o Museu do Queijo, a 15km do centro da Covilhã.

Covilhã
Piódão
Marvão
DUAS PARAGENS EXTRA: SERRA DO AÇÔR E SERRA DE SÃO MAMEDE

 

A equipa CARFAST não podia deixar de trazer mais duas sugestões: Piódão, no concelho de Arganil, e Marvão, em pleno Alentejo.

 

Piódão, uma aldeia classificada como “Imóvel de Interesse Público”, localiza-se na Serra do Açôr, onde não faltam nascentes e campos de pasto. Esta aldeia histórica faz lembrar um presépio e as suas casas feitas de xisto e dispostas em anfiteatro merecem ser contempladas!

 

Já Marvão é uma das belíssimas aldeias históricas de Portugal. Ao visitá-la, não pode deixar de percorrer as muralhas e subir até ao Castelo de Marvão (incluindo a sua Cisterna, a Torre da Bandeira, o Pátio de Armas, a Porta da Traição, os Baluartes e a Torre de Menagem). É bem possível que se apaixone por tanta tranquilidade e por esta paisagem imensa.

 

Claro que não recomendamos sair de Marvão sem provar a gastronomia alentejana, sobretudo a castanha de Marvão!

Se gostou das nossas sugestões, partilhe o artigo e comece a planear a sua próxima viagem pelo melhor do Inverno em Portugal!

28 Janeiro 2021

Artigos Relacionados

Escapadinhas Termais: 10 Termas em Portugal para relaxar o corpo e a mente
21 Abril 2025

Escapadinhas Termais: 10 Termas em Portugal para relaxar o corpo e a mente

Ler Mais +
Rota das Cerejeiras em Flor: Um Espetáculo Primaveril a Não Perder
17 Março 2025

Rota das Cerejeiras em Flor: Um Espetáculo Primaveril a Não Perder

Ler Mais +
Carnaval em Portugal: 7 locais para descobrir com a CARFAST
25 Fevereiro 2025

Carnaval em Portugal: 7 locais para descobrir com a CARFAST

Ler Mais +