Do Gerês ao Alentejo, descubra um Portugal coberto de neve com a CARFAST!
Ao contrário de vários países do norte da Europa, o inverno em Portugal não é muito rigoroso, o que permite algumas escapadinhas durante esta altura do ano.
A equipa CARFAST convida-o a visitar alguns desses locais de Portugal Continental onde é possível apreciar belas paisagens em tons de branco, de norte a sul do país.
Ponto de Partida:
Se o seu ponto de partida for o Aeroporto do Porto, saiba que, ao reservar uma das nossas viaturas, pode solicitar a entrega da mesma no Meeting Point do Aeroporto, à hora combinada!
|
PARQUE NACIONAL DA PENEDA-GERÊS
Comecemos a norte, no concelho de Montalegre, mais concretamente em Pitões das Júnias, essa aldeia de nome peculiar! Localizada em pleno Parque Nacional da Peneda-Gerês, esta aldeia transmontana mantém a sua identidade, preservando as suas lendas, tradições e História.
As montanhas de Pitões das Júnias trazem alguma melancolia, fruto do bucolismo, do silêncio e paz absoluta que por lá se sentem. Mas desengane-se se pensa que esta é terra de gente “calma”. Sobretudo na altura do Entrudo, não falta quem cante e dance as Rodas de Pitões, ao som das concertinas e à volta da merenda.
Para além de um passeio pelas ruas desta aldeia, sugerimos ainda – esteja atento(a) aos horários! – a visita a Corte do Boi, um polo do Ecomuseu de Barroso onde são abordados temas como a pastorícia, a vezeira, a tecelagem, a agricultura de montanha, os modos de produção local, o património etnográfico ou o lobo ibérico. A visita pode ser alargada ao Mosteiro de Santa Maria das Júnias – onde a Serra do Gerês e o planalto da Mourela se encontram – e ao Miradouro da Cascata (não se esqueça de levar um “casaquinho”, depois não diga que não avisamos!).
Pitões das Júnias
A cerca de 20km desta aldeia, encontra-se o centro de Montalegre, onde já habitaram Lusitanos, Celtas, Visigodos, Suevos e Romanos. Se percorrer a caraterística Rua Direita, além de poder observar as construções graníticas tão típicas desta zona do país, encontrará o Castelo de Montalegre, construído entre os séculos XIII e XIV.
Castelo de Montalegre
Já lhe falámos do Ecomuseu de Barroso. Também em Montalegre existe um dos seus polos, o Espaço Padre Fontes, um local que procura valorizar a memória coletiva, o património natural, cultural e etnográfico da região. E já que anda pelo centro da vila, não pode deixar de provar uma (ou mais!) destas iguarias: presunto, Cozido à Barrosão ou Posta Barrosã.
E como não resistimos a sugerir um bom miradouro, propomos-lhe uma visita ao Miradouro da Corujeira antes de partir para “outras bandas”.
Chegue ao seu destino de forma rápida e cómoda!
A CARFAST tem viaturas equipadas com GPS e com dispositivo eletrónico de matrículas (DIM) ou Via Verde.
|
PARQUE NATURAL DA SERRA DA ESTRELA
Situada numa das encostas do Parque Natural da Serra da Estrela, a cidade mais alta de Portugal, Guarda, é também conhecida pelos seus rigorosos invernos. Situada em terreno acidentado da Beira Alta, a Guarda é conhecida como a cidade dos cinco F: fria, forte, farta, fiel e formosa. “Fria” já percebemos porquê! “Forte” porque, pela sua altitude, era conhecida como “escudo da Estrela”. “Farta” devido à fertilidade do vale do Mondego. “Fiel” porque Álvaro Gil Cabral recusou entregar as chaves da cidade ao rei de Castela. “Formosa”, claro, pela sua beleza que o convidamos a descobrir!
Para melhor conhecer a cidade, sugerimos-lhe a visita à Sé da Guarda, ao Museu Regional da Guarda e ao Parque da Cidade, um pequeno percurso que o pode ajudar a escolher um dos restaurantes onde pode experimentar as conhecidas iguarias guardenses, ideais para quem precisa de aquecer: caldo de grão, sopa de castanha, bacalhau assado à lagareiro ou cabrito assado em forno de lenha, entre outros.
Sé da Guarda
Descendo a Guarda rumo à Covilhã não podemos deixar de sugerir um conjunto de locais de cortar a respiração. O primeiro é o Vale Glaciar do Zêzere, um dos maiores da Europa com os seus 13km de extensão e o seu formato em “U”. Situado em Manteigas, em plena Serra da Estrela, ostenta inúmeras riquezas geológicas e mostra-nos alguns vestígios da última época glaciar, há milhares de anos.
Um dos paraísos escondidos neste Vale Glaciar junto ao rio Zêzere é o Covão da Ametade, uma antiga lagoa de beleza incomparável.
|
|
Vale Glaciar do Zêzere |
Covão d'Ametade |
E porque já que chegamos até aqui, impõe-se uma visita ao ponto mais alto de Portugal Continental. Com uma altitude máxima de 1993 metros junto à Torre, a Serra da Estrela é detentora de uma beleza inigualável e onde é possível apreciar o silêncio das alturas e a comunhão com a natureza. Volte no verão, muna-se do mapa da região e explore as rotas existentes em segurança. Os seus pulmões agradecerão tanto ar puro!
Torre da Serra da Estrela
Já que chegou até aqui, talvez valha a pena fazer um pequeno desvio até Loriga, aquela que é considerada “a Suíça portuguesa na Serra da Estrela”, designação que é justificada pelas suas paisagens e localização geográfica. À sua volta erguem-se várias montanhas (Penha dos Abutres e Penha do Gato) e não faltam cursos de água como a Ribeira de Loriga e a Ribeira de São Bento, pelo que consideramos que ver estes socalcos cobertos de neve merecerá o desvio!
Loriga
Queremos levá-lo(a) até Penhas da Saúde, mas não resistimos a uma paragem na Albufeira da Barragem do Covão de Ferro, no concelho da Covilhã. Daqueles locais de Portugal que, depois de vistos em fotografia, é impossível não querer conhecer!
Albufeira da Barragem de Covão do Ferro
Voltando a Penhas da Saúde, saiba que esta é uma aldeia protegida em pleno coração da Serra da Estrela. O seu encanto, contudo, não se esgota neste manto branco e na estância de esqui. Para além da gastronomia – o famoso Queijo da Serra da Estrela, o arroz de carqueja ou o requeijão doce com abóbora –, Penhas da Saúde permite, a partir de meados de abril, desfrutar de passeios de BTT ou de uma simples pausa para contemplar.
Penhas da Saúde
Sabia que juntamente com o automóvel, pode alugar uma bicicleta na CARFAST?
Assim, poderá ir de bicicleta até onde as quatro rodas não conseguem chegar!
|
Chegamos então à Covilhã, a chamada “cidade de montanha”, com vários funiculares e elevadores de utilização gratuita. A equipa CARFAST sugere-lhe a visita ao Museu de Lanifícios, ao Miradouro Portas do Sol, ao Jardim do Lago, ao Jardim das Artes, e depois faça-se à estrada e visite o Museu do Queijo, a 15km do centro da Covilhã.
Covilhã
DUAS PARAGENS EXTRA: SERRA DO AÇÔR E SERRA DE SÃO MAMEDE
|
|
Piódão |
Marvão |
A equipa CARFAST não podia deixar de trazer mais duas sugestões: Piódão, no concelho de Arganil, e Marvão, em pleno Alentejo.
Piódão, uma aldeia classificada como “Imóvel de Interesse Público”, localiza-se na Serra do Açôr, onde não faltam nascentes e campos de pasto. Esta aldeia histórica faz lembrar um presépio e as suas casas feitas de xisto e dispostas em anfiteatro merecem ser contempladas!
Já Marvão é uma das belíssimas aldeias históricas de Portugal. Ao visitá-la, não pode deixar de percorrer as muralhas e subir até ao Castelo de Marvão (incluindo a sua Cisterna, a Torre da Bandeira, o Pátio de Armas, a Porta da Traição, os Baluartes e a Torre de Menagem). É bem possível que se apaixone por tanta tranquilidade e por esta paisagem imensa.
Claro que não recomendamos sair de Marvão sem provar a gastronomia alentejana, sobretudo a castanha de Marvão!
Se gostou das nossas sugestões, partilhe o artigo e comece a planear a sua próxima viagem pelo melhor do Inverno em Portugal!