Blog

3 destinos de Primavera: sugestões da CARFAST a Norte, Centro e Sul de Portugal

Blog 

3 destinos de Primavera: sugestões da CARFAST a Norte, Centro e Sul de Portugal

3 destinos de Primavera: sugestões da CARFAST a Norte, Centro e Sul de Portugal

De tempo ameno e com luz solar até mais tarde, a Primavera é uma estação do ano que convida a alguns passeios. Escolha um destes fins de semana, reserve a sua viatura e parta à descoberta de um dos três destinos sugeridos pela CARFAST!

Trazemos três destinos de norte a sul, mas temos a certeza que o difícil mesmo vai ser escolher!


Norte: Rota das Cerejeiras em Flor

Durante esta altura do ano, Resende cobre-se de flores e diz quem lá vai que é um espetáculo verdadeiramente imperdível! Resende é um dos maiores produtores de cereja e conhecido pela sua riqueza natural, gastronómica e cultural.

Durante a Primavera, as encostas do rio Douro ficam cobertas por um manto branco, mérito total das cerejeiras que, nesta altura do ano, estão em plena floração. Mas se a paisagem é de cortar o fôlego e digna de fazer parte do álbum de fotografias da família, as atividades que há para fazer um pouco por todo o concelho também não ficam nada atrás!

Do Enoturismo aos percursos pedestres, passando pela Rota do Românico ou pelas Termas. São muitas as opções nesta porta de entrada no Douro vinhateiro, mas destacamos aquelas que consideramos imperdíveis nesta altura do ano e que podem ser exploradas a bordo de uma viatura CARFAST.


Fonte da imagem: cm-resende.pt



Grande Rota de Montemuro

A Grande Rota de Montemuro, com 57km que atravessam toda a Serra de Montemuro, inclui três pequenas rotas a explorar: Vale do Cabrum Superior, Encostas da Terra Fértil e Lagoa de D. João.


Fonte da imagem: cm-resende.pt



Parque Fluvial de Porto de Rei

Se preferir usufruir de momentos de lazer e bem-estar num único local, o Parque Fluvial de Porto de Rei, junto ao rio Douro, é o local ideal. Além de piscina, praia fluvial, logradouro, jardins, acessos pedonais e parques de merendas, este local tem excelentes condições para a prática de atividades aquáticas, lúdicas e desportivas.


Fonte da imagem: rotadoromanico.com



Museu Municipal de Resende

Se a meteorologia não estiver de feição, pode sempre aproveitar para visitar o Museu Municipal de Resende, importante testemunho do património etnográfico e arqueológico do concelho, sem esquecer Edgar Cardoso, engenheiro civil de renome mundial que deixou uma obra significativa no rio Douro.

Além disso, Resende tem ainda cinco núcleos/centros interpretativos: Casa de Colmo, Centro Interpretativo de Montemuro, Centro Interpretativo da Cereja, Centro Interpretativo da Cerâmica e Centro de Apoio ao Turismo de Montemuro.


Fonte da imagem: museuderesende.pt



Património cultural

Resende é também rico em património cultural: o Mosteiro de Santa Maria de Cárquere, a Igreja de S. Martinho de Mouros, a Igreja de Santa Maria de Barrô e a Ponte da Panchorra integram a Rota do Românico.

Lembra-te que o teu carro também precisa de férias, portanto, como é que visitas todos estes lugares? Nós ajudamos-te, dá uma vista de olhos AQUI!




Centro: Serras de Aire e Candeeiros

Os amantes da fauna e da flora podem encontrar no Centro do país uma série de locais a explorar. São vários os percursos disponíveis no Parque Natural das Serras de Aire e Candeeiros, pedestres – como os Percursos Pedestres Fórnea-Alcaria e Olhos d’Água do Alviela – ou para fazer a bordo de uma viatura CARFAST, como o da Rota do Carso. Em qualquer um dos casos alugue a viatura certa para si e rume à aventura!



Percurso Fórnea-Alcaria (pedestre)

Comece no Café da Bica, na aldeia de Alcaria, e percorra a pé os 2km de extensão do percurso Fórnea-Alcaria, considerados fáceis e rápidos de percorrer (uma hora, sensivelmente).

Aqui, as erosões provocadas pelas chuvas e pelas águas nascentes criaram um cenário natural impressionante, daí o nome Fórnea (que significa “recuo pronunciado em forma de anfiteatro”). Esta zona, rica em vegetação baixa e uma forte presença calcária, existem dois miradouros que não vai querer perder: o Miradouro Chão das Pias e o Miradouro da Fórnea de Alcaria.


Fonte da imagem: municipio-portodemos.pt




Se o tempo estiver de feição – isto é, se tiver chovido o suficiente nos dias anteriores, o que interfere com o fluxo de água do ribeiro da Fórnea –, será possível ver uma série de cascatas à superfície. Contudo, devido ao maciço calcário, a água infiltra-se no solo muito facilmente, então é preciso chover mesmo muito. Queremos isso na Primavera?! Em alternativa, pode caminhar até à gruta da Cova da Velha e ver a nascente do ribeiro.

Já agora, aproveitamos para relembrar que é neste mesmo concelho, Porto de Mós, que se encontra a maior gruta de Portugal. Sabe qual é? As grutas de Mira de Aire, pois claro!


Fonte da imagem: grutasmiradaire.com




Percurso Olhos d’Água do Alviela (pedestre)

Este é um percurso de baixa dificuldade, com partida e chegada na Praia Fluvial dos Olhos de Água. Percorrer este 1,5km demora cerca de uma hora.

Tem início em Olhos de Água a mais importante nascente de Portugal. Situa-se junto ao edifício da EPAL, a 6km de Alcanena.

Este Percurso Olhos d’Água do Alviela, apesar de não ser muito longo, é rico em património geológico. Começamos desde logo com o Miradouro da Nascente do Rio Alviela, com vista para a nascente do Alviela e foz da ribeira dos Amiais. Há ainda vista para o canhão fluviocársico criado ao longo de milhares de anos pelas águas. 

Além de, ao longo do percurso, poder visitar um novo miradouro com uma vista ainda mais privilegiada sobre o canhão fluviocársico, no final do percurso poderá conhecer a gruta da Lapa da Canada e o sumidouro da ribeira dos Amiais. Não estávamos a brincar quando dissemos que este território é rico em património geológico! Além disso, é possível encontrar diversas árvores e plantas, como o sobreiro, o pinheiro-manso, o medronheiro, a aroeira e o hipericão.

Como se já não tivéssemos dito nomes invulgares o suficiente, resta-nos falar-lhe das Marmitas do Gigante, que são depressões mais ou menos arredondadas, de dimensões variáveis, existentes no leito rochoso de alguns rios e no fundo das quais se encontram areias e seixos.


Fonte da imagem: geocaching.com/


Grande Rota do Carso (automóvel)

Para percorrer a Rota do Carso, não há nada melhor do que uma confortável viatura CARFAST! Alugue já um automóvel da sua preferência e parta à descoberta de um dos mais emblemáticos geossítios do parque natural conhecido como “Reino da Pedra”.

Este parque é amplamente reconhecido pelo Maciço Calcário Estremenho, a região cársica mais significativa de Portugal. Isso deve-se, em primeiro lugar, à sua distinta presença na paisagem e, principalmente, à presença de campos de lapiás, áreas com dolinas, uvalas e depressões mais complexas, depressões cársicas tipificáveis como poljes, uma das quais (a de Minde), um grande número de grutas, algares e extensos aquíferos subterrâneos drenados por nascentes importantes.

Ao todo, são 125km repletos de grutas naturais e marcos históricos com milhares de anos.


Fonte da imagem: natural.pt



Sul: Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina

São mais de 100 quilómetros de costa desde Porto Covo, no Alentejo, até ao Burgau, no Algarve. O Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina tem inúmeras espécies de fauna e flora e, também por isso, é considerado o troço europeu mais bem conservado.

Marcado por falésias escarpadas, pela presença de surfistas, cegonhas brancas e até lontras, esta é uma zona procurada em qualquer altura do ano. Contudo, pelas suas belas praias, a vontade de visitá-la aumenta quando as temperaturas sobem!

Escolha uma viatura com uma mala espaçosa, alugue-a na CARFAST, e rume a Sul para conhecer as praias por nós sugeridas!


Fonte da imagem: visitportugal.com/



Praia da Ilha do Pessegueiro (Sines)

A Praia da Ilha do Pessegueiro situa-se em frente à ilha que lhe dá nome. Na ilha do pessegueiro – a que só conseguirá, obviamente, aceder de barco durante a época balnear –, pode encontrar a antiga fábrica de salga de peixe da época romana.

Já a praia oferece excelentes condições para a prática de desportos náuticos como windsurf, canoagem e mergulho. O areal é extenso, a paisagem divide-se entre uma duna a Norte e uma mata a Sul. Só não há nenhum pessegueiro, ao contrário do que canta Rui Veloso!


Fonte da imagem: visitportugal.com/



Praia da Zambujeira do Mar (Aljezur)

Cercada por imponentes falésias, a Praia da Zambujeira do Mar tem:

  • Uma vila piscatória nas proximidades. Bom local para comer, dormir e passear;
  • Excelentes condições para a prática de surf e bodyboard;
  • MEO Sudoeste: campismo, natureza e música ao vivo.



Praia de Odeceixe (Odeceixe)

Ainda mais a Sul, temos a Praia de Odeceixe, no extremo norte do concelho de Aljezur. Esta tem a particularidade de permitir a escolha entre banhos de rio (é delimitada a Norte pela Ribeira de Seixe) e mar.

Odeceixe é, assim, perfeita para passeios de barco ou canoa e, durante a maré baixa, até se formam pequenas lagoas onde os mais pequenos gostam de brincar.

De fácil acesso, com Bandeira Azul, a Praia de Odeceixe – a primeira praia do Algarve e eleita uma das maravilhas de Portugal, em 2021 – é um dos segredos mais bem guardados da Europa!



Fonte da imagem: algarveportugaltourism.com



Numa primavera tão cheia de possibilidades, os destinos sugeridos por nós oferecem uma panóplia de experiências únicas em cada região de Portugal. Seja a explorar a beleza das cerejeiras em flor no Norte, a desvendar os segredos geológicos das Serras de Aire e Candeeiros no Centro, ou a mergulhar na serenidade das praias do Parque Natural do Sudoeste Alentejano e Costa Vicentina no Sul, cada destino promete uma viagem inesquecível. Assim, ao escolher qualquer um destes destinos, prepare-se para embarcar numa jornada de descoberta, lazer e aventura, onde a dificuldade não estará em escolher, mas sim em resistir à tentação de os visitar.